05 abril 2013

Sete bons motivos para consumir óleo de coco

Achei bem válido compartilhar o texto! Estou interessada em tomar óleo de coco. Ia utilizar para o preparo de alimentos, já ouvi falar que é uma boa opção para isso. Mas se tiver em cápsulas talvez escolha esse. Acho cápsula sempre mais fácil! De qualquer forma são muitos benefícios. A única dúvida que tenho é se consigo ter o benefício de acelerar o metabolismo, pois ele age na tireóide e a minha teoricamente não funciona mais, né?! O que mais me chamou a atenção foi em relação a manter os níveis estáveis de glicose no sangue! Na próxima consulta com a endocrinologista ou nutricionista vou perguntar sobre ele. Alguém já faz uso? Sente diferença? Algo a mais para informar? hehe.

Fonte: www.diabete.com.br

Quatro colheres de sopa por dia. Essa é a quantia média recomendada para o consumo do óleo de coco, uma gordura saturada, mas de origem vegetal, que está fazendo a cabeça não só de quem está de dieta, mas até daqueles que precisam controlar problemas de saúde. “O produto 100% natural apresenta propriedades que favorecem a perda de peso, reduzem o colesterol ruim e até controlam os níveis de açúcar no sangue”, aponta a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição, em São Paulo.

Sete bons motivos para consumir óleo de cocoVendido em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, o óleo de coco apresenta duas versões. Uma delas em cápsulas, que devem ser ingeridas no horário do almoço ou do jantar. Já a versão em óleo pode ser adicionada no preparo dos alimentos, em pastas e patês para acompanhar torradinhas ou mesmo em vitaminas. Para entender como ele age no organismo e conhecer outras boas razões para consumi-lo, o Minha Vida conversou com nutricionistas e elaborou a lista que você confere a seguir.

Controla a compulsão por carboidratos

Além de todos esses benefícios, o óleo de coco certamente deve ser um alimento que não pode faltar na dieta de quem tem diabetes ou de quem não resiste a uma guloseima. “Assim como os alimentos ricos em fibras, ele ajuda a manter níveis estáveis de glicose no sangue e não estimula a liberação de insulina, o que diminui a compulsão por carboidratos”, explica a especialista Cátia Medeiros. Ao contrário de outros óleos poli-insaturados, que dificultam a entrada de insulina e outros nutrientes dentro das células, o óleo de coco favorece essa entrada e, por isso, a taxa de açúcar no sangue fica normalizada.

Promove a saciedade

Por ser uma gordura, o óleo de coco tem uma digestão diferenciada. “Ele permanece mais tempo no estômago do que um carboidrato, por exemplo, o que aumenta a sensação de saciedade”, explica a nutricionista Cátia Medeiros. Com o apetite reduzido fica mais fácil segurar a vontade de petiscar o dia todo, hábito que pode sabotar a dieta e, conseqüentemente, o desejo de emagrecer.

Acelera o metabolismo

De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo, se consumido diariamente, o óleo de coco aumenta o gasto energético do organismo. “Ele estimula o funcionamento da glândula tireoide, que está diretamente ligada ao nosso metabolismo, o que aumenta a queima de calorias”, explica. Assim, não adianta apostar em dietas radicais se essa glândula e, conseqüentemente, seu metabolismo não está funcionando adequadamente. O ponteiro da balança simplesmente não sairá do lugar.

Melhora a prisão de ventre

Por ter rápida absorção e solubilidade, o óleo de coco também é amigo do intestino. “Seus componentes agem normalizando o trânsito intestinal”, diz Cátia Medeiros. As ações benéficas para o intestino também valem no caso de o intestino solto, pois ele ajuda a eliminar bactérias perigosas e favorece o crescimento da flora intestinal saudável.

Reduz o colesterol

O bom funcionamento da tireoide, favorecido pelo consumo de óleo de coco, também garante a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom). “Isso ocorre porque essa glândula consegue metabolizar esse componente na formação de hormônios essenciais”, explica a nutricionista Maria Fernanda. Com a normalização da taxa de colesterol sanguíneo há diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício do óleo de coco é o fortalecimento do sistema imunológico. “Ele age no combate e na prevenção contra o ataque de bactérias e fungos que ameaçam nossa saúde e ainda melhora a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo”, explica Maria Fernanda. Isso ocorre devido ao ácido láurico, também presente no leite materno e que tem o poder de combater inúmeras infecções.

Combate o envelhecimento precoce

“O óleo de coco promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular”, aponta a Maria Fernanda. Segundo ela, isso acontece graças a ação de componentes da vitamina E, presentes no óleo. Até certo nível, os radicais livres são benéficos para o corpo, mas o acúmulo pode causar não só o envelhecimento precoce, como também o desenvolvimento de um câncer em decorrência da oxidação de células saudáveis.

8 comentários:

Conquistando Sonhos disse...

Adorei o texto. Eu tenho óleo de coco aqui em casa, mas estou com colesterol altíssimo e por ser óleo eu automaticamente nem pensei em tomar. Bobeira minha!!

Gi disse...

Muito bom sua pesquisa e mesmo ótimo as vantagens sabe aki deve ter mais nunca vi alias deve ter coisas ótimas aqui mais muita vez passa batido pois nao sei o que e rsrs. Bjs lindo final de semana pra você.

GAUCHA TRI LEGAL! disse...

Oi amiga, eu uso direto e reto esse oleo aqui, mas e carinho entao faco render. beijkas

Emagrelícia disse...

Olááá..

Eu tenho o óleo aqui em casa, me ajudou bem no intestino, mas minha (ex) nutri tinha me proibido de usar sempre. Disse que é gorduroso e tals...

Na dúvida, consumo só às vezes rs.

Beeeijos e um ótimo final de semana pra vc.

Tay disse...

Olá, tudo bem?
Já ouvi muito falar nesse óleo, mas tem que tomar cuidado com o uso excessivo porque pode acabar tendo o efeito contrário...
Então, eu trabalho com Marketing Digital, e queria saber se eu poderia te enviar um texto para seu blog, mas nesse texto, teria um link de umsite que administro...
E como retribuição, eu postaria um texto seu, que vocÇe me enviasse, com o link do seu blog, no site www.Tudo-sobre.net, que tem um grande número de visitas mensais, cerca de 10 mil, dando visibilidade e até um novo público pro seu blog.
^^
Qualquer coisa me avisa, ok? tay.goncalves3@gmail.com
Beijos

Como melhor logo emagreco disse...

esse negócio de oleo de coco é bem polêmico...até teve um programa no bem estar totalmente contra...mas eu acho q tem benefícios sim...eu não gosto do sabor...tentei consumir mas não rolou...não gosto de nada de capsula, por mais que falem que é natural eu não acredito..prefiro tudo natural mesmo...experimente e depois nos conte o que achou...bjs

Ana disse...

Ainda não usei, mas todo mundo fala bem dele. A parte de controlar a compulsão por carboidratos foi a que mais me interessou!!!!

Ana C. disse...

Ju lindona, essas chamadas apelativas são UÓ!
Tentei convencer eles a colocarem outra (sobre piramide nutricional que foi o que eu segui neh?) mas não quiseram nem a pau...
Faaaato que fiquei bolada MAAAAS eles prometeram explicar tudo como foi na real então me joguei e valeu a pena, delicia ser maquiada pelo David Godoy, se senti uma modelo da ford!haha

Quanto a blogueira, se for a mesma que eu tô pensando,acharia super digno ela recusar por ideais, mas achei tosco pq no caso dela foi visível que fez pra fazer sucesso com os leitores (se não fosse ela simplesmente diria não e não teria a necessidade de publicar o e-mail resposta).

Beijo beijo lindona