04 abril 2013

Endocrinologista

Quarta tive o meu retorno à endocrinologista. Tireoide normalizada! Yey! Demorou, mas consegui! Merecia comemoração! Isso de certa forma é visível no meu dia-dia nesses últimos meses. Ela me elogiou pela perda de peso. Na balança dela marcou apenas -9kg, ain :~ isso porque em casa um pouco antes da consulta a diferença na minha balança eram -11kg. Comi uma maçã antes e tem a questão de calibração da balança, sei lá. De qualquer forma fui parabenizada pelas mudanças e pelos exames. A questão mais discutida na consulta foi sobre a minha nutricionista.

Comentei sobre o que a nutricionista havia me falado na primeira consulta. Dela acreditar que MINHA diabetes não é definitiva e que com a perda de peso tudo iria se normalizar. Ela também comentou sobre o remédio que a endócrino havia passado para o colesterol e triglicerídeos, disse que não era bom para o colesterol bom. Finalizou a consulta falando que o adoçante linea não era bom para os diabéticos. Minha endócrino não ficou muito feliz com nada disso. Pelo contrário! Claro que sei que diabetes é para sempre, só que a explicação da nutricionista fez algum sentido para mim. Até porque ela viu casos assim e também já ouvi falar de casos de melhora. A endocrinologista disse para eu mudar de nutricionista. Ficou bem aborrecida, mas não mais do que eu, né?! E falei logo que quero saber porque cada pessoa me diz uma coisa. Não quero alimentar falsa esperança de nada. Quero saber afinal se eu perder 50kg vou continuar diabética ou não?! Meu problema é temporário ou definitivo. Aí ela decidiu cortar meu remédio e fazer um novo exame que ainda não havia feito.

Sobre o comentário da nutricionista em relação ao adoçante eu fiquei MUITO chocada no dia. Até porque aqui em casa usamos esse com sucralose justamente por causa do meu pai que é diabético desde muito tempo. Pelo que a endocrinologista me falou e pelo que pesquisei essa é a melhor opção para diabéticos. Não entendi como a nutricionista passa esse tipo de informação.

Outra informação meio estranha que ela me passou foi dizer que somente azeite de oliva e o abacate aumentam o colesterol bom. Sempre que leio vejo que tem muitas coisas, as gorduras boas geralmente são elas que indicam para aumentar. Segundo a nutricionista essas gorduras boas só mantêm. Isso me esqueci de perguntar para a endócrino, mas de qualquer forma achei esquisito e continuo tentando as opções de gordura boa além do azeite. Mamãe comprou castanha de caju sem sal e utilizarei isso e outras opções possíveis.

É bem chato quando você vai em um profissional, acredita nele, porém sente depois que ele pode estar se equivocando. Começa a falar coisas duvidosas, enfim, é chato. Eu me sinto logo revoltada. Estou confiando na minha endocrinologista mesmo... Ela estudou 6 anos. E ela que é a médica. Não desmerecendo o profissional da nutrição, de forma alguma! Só que nessa questão de diagnóstico creio que tem esse diferencial sim. Mas claro que não ficarei só com a palavra dela, devo perguntar a opinião da minha médica do linfoma (confio muito nela!) e pedir indicação de outro endócrino só pra ter certeza que está tudo certo sobre as decisões dela. Sempre bom ter a terceira opinião... A quarta... No meu caso, sempre é bom ter muitas opiniões, pois não sou um paciente default, né =/

De atualização de médicos é basicamente isso. Na próxima semana faço o exame da glicemia. É um exame diferente, tira sangue em jejum, toma um xarope e fica duas horas no laboratório para colher de novo sangue. Na semana seguinte voltarei com o resultado para ela. Confesso que estou um pouco nervosa com isso tudo... Mais uma vez preciso fazer um exame para decidir o que vai acontecer comigo. Sempre sinto isso quando vou buscar os resultados das minhas tomografias de controle. Quero tirar esse "peso" da dúvida. Não curto falsa esperança de nada na vida. Só consigo "trabalhar" com certezas mesmo. É apenas isso que quero!

Abraço!

8 comentários:

lucy disse...

Poxa Ju, tenta não se preocupar com isso agora, tens que tirar disso tudo o melhor: a tiróide normalizada!!!

Curte o gosto dessa vitória agora e deixa a questão da diabetes pra quando fizer o exame.

eu sei que é complicado, mas sempre irão ter coisas que nos incomodam, e ao menos que você pare e curte as suas vitórias, vais estar em constante preocupação e com essa agunia.

Acho que é isso.
Ah e PARABÉNS pela tireóide.

beijinho ;*

Cristina Valluy disse...

Olá de novo Juliana,

Olha uma das razoes pelas quais meu medico aceitou que um cirurgião me operasse foi a esperança que minha taxa de colesterol, de glicose e que minha pressão baixem.
Tenha fé! Perdendo peso tudo vai voltar ao normal.
Beijos

Rebeca disse...

Post extremamente interessante!
Acho q há profissional ruim em TODAS as áreas.
Tenho respeito ENORME por nutricionistas pq eles passam 4 anos e meio só estudando sobre glandulas, tireoide, alimentação e coisas do tipo. Se vc encontrar a nutricionista CERTA dá pra confiar DEMAIS e eu SEI q vc vai encontrar, pq vc tem foco, Ju!
Continue se esforçando e fazendo a sua parte q tudo vai dar certo!

Beijoca
xoxo

Emagrelícia disse...

Oii.

Meu suco eu faço sem açúcar e sem adoçante. Aliás, não uso adoçante em nada... se quero tomar café (tomo pouco café na semana rs), tomo com açúcar mesmo e só.

Leite, suco, chá.. tudo sem nada.

Psico é psicóloga sim rs. Faço terapia há um ano ja... comecei por causa do medo de dirigir e acabou que serviu pra ansiedade e pra emagrecer também. :D


Aqui.. eu acho que não sabia que vc tinha diabetes. Espero que a nutri tenha razão e com o emagrecimento você 'cure' isso. ;)

Embora seja muito comum, é um saco essa contradição entre os profissionais.
Uma vez eu tomei muuuitos remédios pra cisto no ovário e depois descobri que não tinha. Tudo por 'contradição' médica. :(

Eu fiz esse exame de glicemia ano passado... é tenso. rs Eu não tenho medo de tirar sangue, nem nada... mas ficar hoooras com aquele gosto de xarope DOCE na boca é complicado. PIOR que eu que pedi pra nutri pra fazer exame... sempre fui de achar que eu era diabética #loka, dai ela pediu esse exame e deu que não era rsrs.

Nuss, falei demais já...


beeeeijos, se cuida..
ps: eu seguiria sua balança -11 uhuu!

Unknown disse...

oii Vim te visitar e vou te acompanhar!!!

Tb estou na luta contra a balança!!

bjs

http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

Engenheira Dietética disse...

Olha Ju, eu acho que cada um no seu quadrado... quem deve saber da sua diabetes é a sua endócrino... Uma situação engraçada que já aconteceu comigo com isso de profissional falando coisas equivocadas foi assim: comprei no groupon um pacote de drenagem linfática. Cheguei lá, e achei que iam rolar as sessões de drenagem e só. Mas na primeira sessão a "drenadora" queria fazer tipo uma consulta, perguntando da minha alimentação... na época eu almoçava na empresa, aí disse mais ou menos o cardápio de lá... e disse que UMA VEZ POR SEMANA tinha macarrão e que eu não comia o arroz para comer uma porção de macarrão. Ela disse que estava errado (oi?) e que eu não devia comer macarrão (oi?). Eu podia ter dado uma lição sobre reeducação alimentar, carboidratos, valor nutricional do macarrão... mas deixei pra lá, mas desanimei com a profissional... acho que se ela não tem formação em nutrição, devia calar a boca e fazer a drenagem dela.

Andreia B. disse...

Nossa Jú, que coisa confusa essa da nutri! Espero que tudo se normalize. Faça os exames e siga a endocrino, afinal ela é médica. Não iria te dar esperanças sem fundamentos!

Espero mesmo que sua vida só tenda a melhorar nessa nova fase!

Super abraço!

Marina Hudson disse...

Olha, esses embates entre nutricionista e endocrino são muito comuns, sei disso pois faço facul de Nutrição.
/Hoje mesmo fiz um post sobre isso. rs

Enfim, cada um na sua especialidade e ninguém se mete em nada.. rs
Assim que eu penso!

beijos