16 fevereiro 2013

Hidroginástica

Oi Gente!

Vim falar um pouco sobre a hidroginástica. Já havia feito há anos, inclusive na época em que consegui ter um peso bem inferior ao que tenho hoje e fazia hidroginástica todos os dias junto com a musculação, acredito que era uma boa combinação de exercícios. Em dezembro do ano passado resolvi tentar voltar, parei, voltei em janeiro e aqui estou eu com dor na panturrilha pela última super aula!

A hidroginástica é um bom exercício para qualquer tipo de pessoa. Muita gente pensa que é só para a terceira idade, inclusive pensa que é um tipo de exercício leve. O que é um erro. O que eu gosto da hidro é a possibilidade de cada um fazer no seu próprio ritmo. Assim, qualquer pessoa pode fazer, desde pessoas idosas, adultas, homens, mulheres, jovens, pessoas com alguma deficiência, gente magra, gorda, grávidas ou até pessoas em recuperação de alguma lesão. Com isso o exercício pode ir de leve para intenso, depende de você mesmo apenas.

Até porque existem equipamentos para ir aumentando a dificuldade como tornozeleiras, halteres, noodles (conhecido como macarrão, aquela coisa colorida de piscina), step, o próprio jump (adoro essa aula!), e outros que desconheço mesmo. Dá para usar luvas próprias para aumentar a resistência da água e sapatinhos para não escorregar. É um exercício bom para definição muscular. A resistência à água funciona como uma sobrecarga natural. Trabalha glúteos, braços, pernas, abdômen e costas. Bem completo, né?

A coisa boa nesse exercício é a questão do impacto ser muito menor do que qualquer outro. Pode diminuir até 90% os impactos musculares e articulares. Com isso diminui o risco de lesões. Isso é ótimo para quem tem aqueles problemas com joelhos ou teme por eles. Também é um bom exercício para quem está começando a praticar atividade física. É divertido e ajuda até as pessoas tímidas a se desinibirem.

A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a resistência, a força muscular, a flexibilidade, aumenta a circulação sanguínea e o bem-estar geral. O gasto calórico é mais ou menos 400kcal, já li que pode ser até mais. Acredito que isso depende do tipo físico e intensidade que se faz.

Ah! Li que também prepara melhor as mulheres para suportar a dor durante o trabalho de parto. hehe

Então, quis passar um pouco de informação sobre a hidroginástica. Considero um exercício muito bom e bem completo. Vale a pena tentar! É uma das poucas atividades físicas que realmente gosto de fazer. Adoro piscina! E o fato de não sair transpirando depois de fazer exercício é ótimo. Tem os pesares, né?! A toca de silicone é algo desconfortável, pelo menos pra mim! Só que existem outros materiais, entretanto corre o risco de molhar mais o cabelo, aí é importante sempre dar uma hidratada nos fios. Acho que o cloro deve ressecar a pele, então é importante hidratar a pele também. E para as mulheres em especial, se estiver menstruada e não gostar de absorvente interno fica difícil fazer nesses dias especiais. Fora esses problemas facilmente contornáveis, eu não vejo nada negativo no exercício!!! :D Pelo contrário. Enfim, o que importa é fazer algo que goste! Vim compartilhar algo que me diverte e faz bem!

Bom final de semana!!! =D

2 comentários:

Ju disse...

Meus joelhos são chatinhos... minha academia está em reforma, e ao que tudo indica haverá piscina!!! Quem sabe eu tento!!!
Admito que a aula que mais amo é a de running, mesmo mais caminhando que correndo... as músicas super me incentivam...
E sim, pensamento positivo é tudo!!! :)
Bjoooo

Ana disse...

Que lindo o teu blog!!!!

E além de todos os benefícios, ainda é divertido passar umas horas na piscina!!